O Reiki é uma prática terapêutica baseada na passagem da Energia Vital do Universo através da imposição das mãos sobre o receptor, ou seja, a pessoa que recebe a energia.
O Reiki é um método de cura natural de origem tibetana, reconhecido desde 1962 pela Organização Mundial de Saúde como prática terapêutica que contribui para o bem-estar da Humanidade.
O Reiki é feito através da imposição das mãos, facilitando a transmissão da Energia Vital Universal, essencial para o reequilíbrio do funcionamento do nosso sistema energético. O Reiki pode ser usado com vários objetivos, mas o principal é o equilíbrio energético do nosso corpo.
Redução de dores, ansiedade e stress são realmente os seus benefícios mais conhecidos, mas há muitos mais. Na verdade, não é preciso estar doente para usufruir de uma sessão de Reiki. Pelo contrário, esta prática terapêutica trabalha a nossa energia que, no dia a dia, pode sofrer desequilíbrios indetetáveis pela consciência.
O Reiki tem o poder de reequilibrar energeticamente os chakras, permitindo ao cliente ter uma vivência menos bloqueada e distante do seu real potencial. Por isso, o Reiki é visto como uma terapia complementar à medicina convencional.
Antes de uma sessão, o terapeuta limpa a sala, tanto física como energeticamente, para receber convenientemente o cliente. Como esta prática trabalha com energias, é muito importante operar num ambiente limpo e puro.
A primeira sessão é antecedida por uma conversa onde o terapeuta tenta conhecer melhor o cliente e perceber o que o levou ali, quais são as suas queixas e o que gostava de melhorar. Durante essa primeira conversa, o terapeuta explica o que fará e como o fará.
A sessão demora cerca de uma hora, durante a qual o terapeuta está de pé, ao lado da marquesa onde o cliente está deitado. Numa sessão de Reiki, o cliente permanece vestido e o terapeuta, em princípio, não precisa de lhe tocar, colocando apenas as suas mãos em cima da zona a tratar. No entanto, se tocar, nunca será nas suas partes íntimas.
A passagem da Energia Vital do Universo é feita através das mãos em locais muito concretos do corpo, que são chamados os Chakras, ou seja centros energéticos que todos nós possuímos. Neste caso, o terapeuta existe apenas como um canal de passagem da energia, ao passo que o cliente é o receptor.
Durante a sessão, o cliente irá sentir uma onda de calor morno, tranquilo e confortável. No final, sentir-se-á em paz e muito calmo.
No final da sessão, a hidratação é muito importante.
Existem 3 níveis de Reiki, e, por fim, o Mestrado.
Por fim, o Mestrado permite-te transmitir conhecimentos, ser terapeuta, e introduzir outros na prática do Reiki.
Todos estes níveis vêm com responsabilidade e consciência, e por isso propõe-se abertura para as mudanças e cura que trazem!
Se tens interesse em formar-te como terapeuta de Reiki, ou simplesmente aprofundar os teus conhecimentos sobre esta prática, sabe que a formação é apenas o primeiro passo. A prática é a maior professora. Pratica e verás todo um mundo novo abrir-se para ti.